Atenuador de ruído ou silenciadores, como também é conhecido, são equipamentos que tem o propósito de permitir a passagem do fluxo do ar no seu interior, porém, efetua a retenção do ruído, por esse motivo são largamente utilizado em todos processos que necessitem sistema de ventilação natural ou forçada.
Apesar de existirem atenuadores de ruído do tipo ressonador acústico (Helmholtz) que não utilizam materiais absorventes acústicos e chicanas acústicas, O atenuador de ruído mais utilizado é do tipo Resistivo onde basicamente é composto por uma carcaça externa em material isolante acústico e internamente são utilizados materiais absorventes acústicos, construídos normalmente em formato circular, retangular ou quadrado, são mais fáceis de dimensionar, mais fáceis de fabricar e custo inferior.
Pela definição já é possível perceber que quanto maior for quantidade de material absorvente acústico em contato com o ruído no interior do atenuador de ruído, maior será a redução do ruído na saída do atenuador de ruído, por esse motivo em atenuadores de ruído circulares são instalados miolos absorventes acústicos cilíndricos e nos atenuadores de ruído retangulares e quadrados são utilizadas divisórias internas paralelas absorventes acústicas chamadas de lamelas acústicas.
Basicamente no dimensionamento de qualquer atenuador de ruído deve se levar em consideração no mínimo a vazão do processo, pressão de trabalho, velocidade do fluxo para evitar ruído aerodinâmico, perda de carga admissível, nível de ruído a ser reduzido, curva de frequência do ruído, especificar o material absorvente acústico, material da carcaça, área de passagem do fluxo, perímetro de contato do ruído com o absorvente acústico e comprimento do atenuador de ruído.
Os atenuadores de ruído cilíndricos são largamente utilizados na sucção e descarga de ventiladores centrífugos, exaustores axiais para ventilação , turbinas a gás, tubulações de ventilação diversas, descarga de escapamentos, descargas de ar comprimido, descargas de válvulas de segurança de caldeiras, exaustores axiais de torres de resfriamento, condensadoras, Chillers, etc.
Os atenuadores de ruído retangulares e quadrados providos de lamelas absorventes acústicas são normalmente utilizados em áreas / equipamento que necessitam grande vazão de ar para ventilação, são largamente utilizados em salas de grupos geradores para permitir a entrada de ar frio e saída de ar quente, salas de maquinas, sistemas de ar condicionado, plenum, etc.
Para cada tipo de equipamento deve se dimensionar o respectivo atenuador de ruído envolvendo um trabalho de Engenharia, conhecimentos como pressão, perda de carga admissível, temperatura de trabalhos, etc para o equipamento de interesse, ou seja, um atenuador de ruído excelente para um grupo gerador pode ser péssimo para o tratamento acústico de um chiller, um atenuador de ruído fantástico para um ventilador centrifugo pode ser uma calamidade para um exaustor axial.
O atenuador de ruído do tipo Chicana acústica é um equipamento que tem por característica desviar o fluxo de ar, por consequência também o ruído, implantando curvas internas e instalando revestimentos acústicos em seu interior, as sucessivas mudanças de direção do ruído no interior do atenuador de ruído aliado ao revestimento acústico adotado propicia a redução do ruído.
O atenuador de ruído do tipo chicana acústica tem a vantagem de permitir grande vazão de fluxo de ar, ocupa pequena área, fácil dimensionamento e baixíssimo custo de fabricação e instalação, sendo que, são largamente utilizados em quase todas cabinas acústicas industriais, cabines acústicas de grupo gerador, entradas de ar frio em salas de maquinas, etc, porém, a grande desvantagem desse tipo de atenuador de ruído é a pequena atenuação acústica em baixas frequências sendo indicados para até 20 dB.
Praticamente não há limites para dimensionamento e utilização de atenuadores de ruído, a Acústica São Luiz já projetou, fabricou e montou desde atenuadores de ruído para válvulas solenoides com diâmetro de saída de 8 mm e peso de 80 gramas até atenuador de ruído para descarga de turbina a gás (Termo elétrica Petrobras) com diâmetro de saída de 4,5 metros e peso total de 45 toneladas totalmente executado em aço inox, sendo esse atenuador de ruído o maior já instalado na América do Sul e um dos maiores do Mundo.
Atenuadores de Ruídos permitem a livre passagem do ar, retendo assim o ruído externo. Os atenuadores de ruído são dimensionados, em relação ao equipamento que o receberá, é analisada a pressão de trabalho, perda de carga admissível, velocidade do fluxo, temperatura, vazão, peso e ambiente onde será instalado. No dimensionamento do ruído a ser reduzido é analisado a potencia sonora, freqüência do ruído e a legislação vigente. Cada atenuador tem suas características técnicas especificas para os equipamentos que os receberão, portanto, são dimensionados e fabricados por encomenda. FORMATO Os atenuadores podem ter a forma cilíndrica, quadrada e retangular, dependendo do equipamento que os receberão, sendo a carcaça executada em chapa de aço e revestidos internamente com absorvente acústico podendo ser do tipo lamelar, com miolo absorvente ou labirinto.
Av. Casa Verde, 3477 - São Paulo - SP
+55 (11) 3961-1117
+55 (11) 2129-8416
+55 (11) 2129-8419
+55 (11) 98342-0075
Fundada em 1977, uma das pioneiras da América do Sul na fabricação de equipamentos para redução de ruído, elaboração de projetos acústicos e assessoria técnica. Nossa sede conta com uma área de 1550m² de área construída e área adicional de fabricação de 500m².
A Acústica São Luiz tem primariamente como principais clientes: multinacionais e empresas de grande porte. Recebemos inúmeros projetos estrangeiros vindos das matrizes, onde adequamos o projeto ás necessidades e legislações brasileiras, muitas vezes, exportando soluções para a matriz contratante.