ISOLAMENTO ACÚSTICO – VIA AÉREA..

             É um método aplicado pela Engenharia Acústica visando impedir a transmissão da energia sonora propagada pelo ar de um ambiente para outro, nesse método são consideradas as paredes, pisos, teto, janelas, portas, revestimentos, sistema de ventilação, ar condicionado, limites Arquitetônicos, etc.

 

            Basicamente, ao dimensionar o Isolamento Acústico deve se levar em consideração princípios físicos básicos como características do nível de ruído gerado pela fonte, respectivas curvas de frequência, nível de ruído a ser atenuado conforme exige as Normas ou Legislação Vigente, atenuação do ruído para cada frequência do material selecionado, sistema de fabricação, etc.

 

            Como todo calculo ou dimensionamento do isolamento acústico está inserido dentro de um contexto mais amplo de tratamento acústico, devemos adotar uma formula para a Perda de Transmissão (PT) ou Lei das Massas que gere valores mais próximos possíveis da realidade da obra, projeto, etc, nesse quesito as medições acústicas realizadas em Campo são mais realistas que as medições acústicas efetuadas em Laboratórios.

 

            A Acústica São Luiz adota a formula para a Perda de Transmissão (PT) fornecida pelo Notório Engenheiro / Professor / Doutor Samir N. Y. Gerges em seu livro “Ruído – Fundamentos e Controle” que melhor sintetiza os valores mais realistas a serem adotados no dimensionamento do isolamento acústico, ou seja, PT = 20 log Mf – 47,40, aliás, livro que recomendamos para os Profissionais da área, para leitura e conhecimentos técnico diferenciado.

 

            Como todo calculo ou dimensionamento há diferenças entre os valores teóricos e os valores reais a serem encontrados na realização da obra, portanto, é imprescindível que seja elaborado por um Engenheiro especializado, profissionais experientes que considerem no contexto geral as limitações da obra a ser realizada, adotem o melhor método de aplicação, seleção de materiais, analise possíveis vibrações indesejáveis, transmissão por sólidos (será comentado em outro artigo), etc.

 

            Simplesmente analisando a formula da Perda de Transmissão podemos tirar algumas conclusões imediatas, para o isolamento acústico de um ruído são necessários materiais com alta Massa (M), quanto maior a Massa maior será a isolação acústica para todas frequências, portanto, não é a utilização de lã de rocha, lã de vidro, espuma acústica, etc que fará o isolamento acústico, ou seja, impedir que o ruído passe de um ambiente para outro, faz todo sentido, visto que, esses materiais são Absorvente Acústicos e possuem outra função, que será comentado em outro artigo especifico, inclusive o sistema Massa / mola/ massa.

 

            Outra conclusão imediata é que se dobrarmos a Massa de um material especifico a Perda de Transmissão PT terá aumento aproximado de 06 dB, ou seja, teremos o dobro do gasto com o material selecionado para um acréscimo somente de 06 dB na isolação acústica, também faz todo sentido, em 90% da obras são utilizadas paredes, vidros, etc duplo, triplo, etc visando maior eficiência acústica com menor peso, menor custo, menor tempo de montagem, menor solicitação estrutural, etc.

Visor Acústico em Vidro